São Paulo ganha o segundo hospital veterinário gratuito

Unidade da Zona Leste atende além da capacidade diária

Nova unidade será na Zona Norte, e desafogará a demanda excedida do primeiro hospital veterinário da Zona Leste, localizado na rua Platina, 570 - Tatuapé

A cidade de São Paulo ganha o segundo hospital veterinário gratuito, na avenida Ataliba Leonel, 3.194, Zona Norte. A capacidade de atendimento gratuito para cães e gatos, deve ampliar em 50 por cento.

Na Zona Leste, para a demanda da cidade, já ultrapassa o limite de 30 atendimentos por dia, no primeiro hospital veterinário público. De julho de 2012 a novembro de 2013, foram realizados 288 mil procedimentos, incluindo exames laboratoriais e de imagem; consultas em todas as especialidades veterinárias; tratamentos oncológicos e cirurgias variadas, inclusive de alta complexidade.

Hospital Zona Leste inclui procedimentos de exames laboratoriais, atendimento clínico e pronto atendimento

Os dois hospitais são resultado de uma longa luta do movimento de proteção animal, e a instalação foi viabilizada pela Prefeitura de São Paulo, através de convênio com a Associação Nacional dos Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa-SP). O atendimento prioritário é para cães e gatos de famílias carentes.

Fernando Haddad considera inclusive um “gesto inteligente da cidade ampliar o atendimento, pois o movimento do primeiro hospital vem demonstrando quanto a população tem apreço pela questão dos animais". O prefeito, que  tem um animal doméstico, conhece as necessidades dos animais.

Fase final das obras da segunda unidade na Zona Norte.

O prefeito considera o atendimento veterinário para animais da "população carente um serviço público importante, pois envolve sentimentos de crianças, de jovens, de idosos, que tem uma relação com os animais que precisa ser compreendida pela Municipalidade”, defendeu Haddad.

 A conta não inclui casos de retorno e de emergência. "Todos os animais em situação de emergência são tratados, após passar por triagem", explica o veterinário Fernando Ibanez, presidente da Anclivepa, que gere os dois hospitais. "No total, atendemos em média cem animais por dia, entre novos casos, retornos e urgências. Com o novo hospital, o número deve crescer para 200", diz Ibanez. O valor gasto pela Prefeitura com os dois hospitais em 2014 será de R$ 10 milhões - no ano passado, foi de R$ 7,2 milhões.

Ibanez conta que as pessoas que procuram o hospital para tratar os animais de estimação costumam ser de baixa renda. "Elas não teriam condições de pagar pelo tratamento veterinário. Tanto é que a maioria dos animais em primeira consulta nunca tinha ido ao veterinário antes." De acordo com ele, a localização do novo hospital é estratégica. "Nossa estimativa é de que 30% dos casos atendidos na zona leste são de animais de pessoas da zona norte", afirma.

Estrutura

O espaço físico do novo hospital é maior do que o que já funciona na zona leste. Conforme a demanda dos dois hospitais, pode haver aumento das senhas na zona norte - o total de atendimentos novos na cidade, como está previsto em contrato com a Prefeitura da cidade, não passará de 45.

Ibanez admite que os dois hospitais não dão conta da demanda da cidade. Na zona leste, há quem espere 12 horas por uma senha. Para evitar que as pessoas passassem a noite na tentativa de conseguir atendimento aos animais de estimação, a Anclivepa passou a distribuir as senhas às 19h, não mais a partir das 7h.

12 comentários:

  1. Ótima notícia. Que outros hospitais veterinários sejam inaugurados, não apenas em SPaulo, mas em outros municípios.

    ResponderExcluir
  2. REGIÃO DO EMBU DAS ARTES ,TABOÃO DA SERRA ,ITAPECERICA DA SERRA,,EMBU GUAÇU E REGIÃO NÃO GANHA NADA ,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São fora do município de São Paulo, fora da gestão da prefeitura de sp tb . Sugiro que entrem com abaixo assinado nesses municípios.

      Excluir
    2. Essas regiões não fazem parte da região do município de São Paulo, têm suas próprias prefeituras.

      Excluir
    3. Ganhou terminal de onibus q te leva ate o metro permitindo assim que vc coloque seu bichinho dentro de uma caixinha e leve ele ate la, ao invez de ficar colocando obstaculos... Antes dois do que nenhum minha querida, ja perdi mtos parceirinhos por nao ter condicao e nem uma opcao como essa. Pense nisso

      Excluir
  3. Graças à Deus, estão olhando com outros olhos os animais carentes. Qto mais saudáveis, menor o problema de zoonoses.

    ResponderExcluir
  4. Precisamos mesmo; de muitos locais como este, principalmente pra castração, e não só pra pessoas carentes, atualmente no Brasil, todos nós somos carentes....os tratamentos particulares são caríssimos... muito mais caro do que de gente, por isso que muitos abandonam na rua... porque não conseguem bancar os tratamentos caríssimos que os veterinários cobram...

    ResponderExcluir
  5. Fico feliz que nossos representantes na politica tenham tomado essa atitude. Amo os animais em especial cachorros e gatos. Espero que as pessoas sejam mais humanas e que nossos bichinhos sejam cada vez mais respeitados.

    ResponderExcluir
  6. Fico feliz que nossos representantes na politica tenham tomado essa atitude. Amo os animais em especial cachorros e gatos. Espero que as pessoas sejam mais humanas e que nossos bichinhos sejam cada vez mais respeitados.

    ResponderExcluir
  7. Fico feliz que nossos representantes na politica tenham tomado essa atitude. Amo os animais em especial cachorros e gatos. Espero que as pessoas sejam mais humanas e que nossos bichinhos sejam cada vez mais respeitados.

    ResponderExcluir
  8. Que legal! só falta um na zona sul *---*

    ResponderExcluir