Bichos: não perca o controle


Conflitos em torno da circulação de animais de estimação pelo condomínio são comuns. Saiba como evitá-los.


Já não é novidade que, cada vez mais, as pessoas buscam a companhia de animais de estimação, e que, além disso, também estão se importando menos com a falta de espaço nos apartamentos para tê-los.

Carlos Inácio, administrador de condomínios, é testemunha disso. “Os animais passaram a ser parte integrante das famílias, especialmente entre os idosos. Tenho casos de moradores com mais de quinze gatos e até um condômino que cria galos no interior do apartamento”, conta.

Barulho e sujeira – Não é de hoje que os conflitos entre condôminos por conta dos bichinhos acontecem, mas ao que tudo indica as pessoas atualmente estão mais tolerantes com o tema.
“As reclamações diminuíram sensivelmente. A convivência se torna harmoniosa desde que sejam aplicados os bons costumes do morador e condutor do animal”, continua Carlos Inácio.
Apesar da adoção de felinos e de bichos de outras espécies ter aumentado, a paixão geral ainda são os cães que, apesar de mais amados são também os que mais causam discórdia.  Seja pelo barulho, seja pela sujeira, a maior parte das reclamações ainda é em relação a eles.
Diante da situação, os administradores dos condomínios têm procurado soluções para evitar transtornos.
“Alguns condomínios até já se prontificam a vender produtos de limpeza, saquinhos cata-cocô e similares”, afirma Carlos.
Cleriana Ferreira mora em condomínio e possui animais de estimação. Ela explica que o regulamento interno é o direcionador de todos os moradores, com direitos e obrigações.
Atenção às regras – “Os moradores são muito cuidadosos e cumprem rigorosamente as regras. O que é o ideal para que não haja desgastes”, afirma.
Para quem não cumpre as regras, vale a punição. “Quando há morador informando o fato, a unidade é advertida por carta pelo menos duas vezes. A punição é através de multa”, diz Carlos Inácio.
Apesar dos muitos anos vivendo como condômina que possui cães e gatos em apartamento, Cleriana afirma nunca ter sido multada e dá o exemplo. “Sempre que saio com minha ‘menina’ levo-a na coleira e também carrego um saquinho para recolher a caca, caso ela faça algo antes de chegar à rua”, conta.
É consenso entre moradores e administradores que, independente de quantos animais de estimação se tenha no apartamento, o fundamental é respeitar a normas internas. É esta prática que garantirá a boa convivência entre todos.

Para uma convivência pacífica

  •  Quando passear com o seu cachorro procure sempre levar alguma sacola plástica ou qualquer coisa que possa auxiliar a manter o ambiente limpo, caso o animal resolva defecar onde não deve
  • Dependendo do tamanho do seu cão, não esqueça a focinheira, afinal, alguns moradores podem ter medo
  • Fique atento ao regimento interno do seu condomínio para saber de fato quais são as regras e os valores das multas
  •  Se você não possui animais de estimação e está incomodado com os animais de seus vizinhos, tente conversar com o síndico ou com os próprios moradores e, caso não funcione, registre a reclamação por escrito e envie para a administradora

Fonte. Foto e texto: condominal

Nenhum comentário:

Postar um comentário