Cães e gatos são ótimos amigos e companheiros.


Quem disse que cães e gatos não podem ser amigos? Veja como os melhores amigos do homem podem conviver numa boa, sem rivalidades
 
Por isso, os principais pets a serem adotados. Apesar de um comportamento, às vezes, semelhante, ambos são espécies muito diferentes e precisam de cuidados especiais para cada um.


Por Márcia Barretto
 
ESTES ANIMAIS são predadores que inevitavelmente irão batalhar o seu território. O principal obstáculo que pode impedir a convivência entre eles é quando um começa a parecer uma ameaça ao outro causando o ciúme do dono e a disputa territorial. Quando ameaçado, o gato mostra seus dentes e arrepia os pelos, na tentativa de amedrontar o cão – mas não adianta muito. O canino costuma aceitar a ameaça e partir para briga! Uma ótima dica é colocar o comedouro do gato em um local alto, onde o cão não alcance. Desta forma, seu gatinho terá alimento durante o dia todo e evita brigar por causa disso.

O CACHORRO ADORA correr atrás do gatinho ou de qualquer coisa que se move rápido, por isso, não pense que é perseguição, ele pode estar só brincando. Para ter os dois animaizinhos é importante que o dono saiba dividir a atenção e que essa convivência tranquila não vai acontecer de uma hora para outra. O período de socialização deles é bem diferente e precisa ser respeitado. Se o gato for novinho é mais fácil para que ele aceite o cão na família, pois é nos seus primeiros meses de vida que ele determina seu convívio com outros animais e aprendem a dividir o seu espaço. 

O IDEAL É QUE AMBOS sejam apresentados desde filhotes. Nos primeiros contatos é interessante que o cão sempre esteja na guia e o gato dentro de uma caixa de transporte. Depois de algum tempo, em um ambiente confortável, solte o gato e mantenha uma guia longa para o cão, para prevenir alguma tentativa de avanço. Caso ocorra, repreenda-o imediatamente, ou, caso o gato tente arranhar o cão, tenha em mãos um borrifador com água, inibindo assim a ação dele. É importante compreender a rivalidade entre os pets e saber que apesar de tudo eles ainda podem ser grandes amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário