Médico israelense treina cães para farejar câncer

Dr. Yoel - Imagem: Divulgação

O melhor amigo do homem é conhecido por seu afiado olfato e, durante séculos, os cães têm ajudado os seres humanos a farejar odores que o nariz humano simplesmente não pode pegar. Agora, um pesquisador israelense descobriu que o sentido do olfato canino tem uma outra habilidade, extremamente útil - farejar células cancerosas.

Dr. Uri Yoel, um especialista em medicina interna de 43 anos de idade, e professor na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Ben Gurion, realiza pesquisas sobre a capacidade dos cães de cheirar câncer. Ele concluiu recentemente que os cães podem diferenciar entre os aromas de células cancerosas e células não-cancerosas.

A idéia foi formada na mente de um amigo de orientado do Dr. Yoel, o professor Pessach Shvartzman. Um amigo de Shvartzman, um treinador de cães, estava interessado em pesquisar se a capacidade de seus cães poderia ser expandida para incluir a detecção do câncer, e ir além de farejar os  explosivos e drogas.


Para testar esta teoria, Yoel se ofereceu para realizar um estudo. Ele ensinou dois cães a identificar o cheiro de células cancerígenas malignas do câncer de mama em culturas e diferenciá-los a partir de culturas de células não-cancerosas. Em seguida, os cães foram colocados à prova e foram capazes de conseguir escolher a placa de cultura de células cancerosas, que foi localizado entre outras quatro placas de cultura de células não-cancerosas.

"No caso do câncer de pulmão ou melanoma não foi uma grande surpresa, já que fazia sentido que o câncer pode ser cheirado na respiração do paciente ou da pele", diz Yoel. "Em relação a outras formas da doença, como o câncer de mama, que era menos evidente. Todo odor deixar uma pegada molecular, mas em  algo como o câncer de mama era difícil entender como isso funcionou. "

Apesar dos resultados promissores, o teste ainda não havia concluído se é o câncer real que os cães podem sentir o cheiro. Era possível, pensou Yoel, que os cães cheiravam a reação do corpo humano para a doença, na forma de uma inflamação ou necrose. Então Yoel fez mais.

Um cheiro para todas as formas de câncer?


"Temos verificado isto, em culturas de células in vitro de câncer da mama e câncer do pulmão e melanoma. Era lógico que, se os cães respondem a culturas de células, eles estão reagindo ao cheiro do câncer em si", Yoel explica. "Os cães foram ensinados a cheirar apenas culturas de células de cancer da mama, mas também foram testados quanto à sua capacidade para reconhecer o cancer do pulmão e as culturas de células de melanoma. Eles alcaçaram um 100 por cento de acerto em todos os casos. "

"Nossa pesquisa mostra que os cães podem cheirar células cancerosas in vitro (células fora do corpo humano), e que os diferentes tipos de câncer têm o mesmo cheiro", diz Yoel. "Mais uma vez, não podemos saber com certeza se in vivo (células no interior do corpo humano), os cães estão reagindo ao câncer em si ou a uma reação do corpo a ele. Acho que o câncer em si tem um cheiro especial que os animais detectam, no entanto, pode ser uma combinação  dos dois fatores. "

O estudo de Yoel não é o primeiro indicador de que os cães podem detectar câncer de alguma forma. Há dez anos, foi publicado um artigo em uma revista médica, que detalhou a história de uma mulher que descobriu que tinha melanoma após seu cachorro latir repetidamente em uma parte específica do seu corpo, onde um tumor foi encontrado mais tarde. De acordo com a Universidade Ben Gurion, depois que o artigo foi publicado, muitas outras pessoas relataram histórias semelhantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário