Os Saltimbancos. Musical dos anos 70 adaptado para a época como crítica social

Divulgação


 O musical fez muito sucesso entre crianças e adultos. A adaptação era uma crítica à ditadura representada pelos animais, com a participação de Chico Buarque 


O musical foi inspirado no conto Os Músicos de Bremen recolhido pelos Irmãos Grimm e adaptado por Sergio Bardotti como uma alegoria política, na qual o Burro representaria a Intelligentsia; a galinha, a classe operária; o cachorro, os militares e a gata os artistas. O barão, inimigo dos animais, é a personificação da elite, ou dos "detentores do meio de produção".


Teatro


O espetáculo teve uma montagem magnifica e histórica no teatro Canecão, no Rio de Janeiro em 1977 e teve como elenco de estréia Marieta Severo, (a gata), Miúcha, (a galinha), Pedro Paulo Rangel (o cachorro) e Grande Otelo (o burro). Faziam parte do coro infantil Bebel Gilberto, filha de João Gilberto e Miúcha, Isabel Diegues, filha de Nara Leão (que interpretou a gata no disco) e Cacá Diegues e, ainda, Sílvia Buarque, filha de Marieta Severo e Chico Buarque. No LP, Miúcha interpretou a Galinha, Nara Leão a Gata e Magro e Ruy do MPB4 fizeram as vozes do Jumento e do Cachorro. Outra montagem ocorreu em 92, também com grande sucesso, com Nizo Neto (O Jumento), Maria Lúcia Priolli (A Gata), Ruben Gabira (O Cachorro) e Suely Franco (Depois Andréa Veiga) (A Galinha). Em São Paulo a última produção ocorreu em 1992, sendo remontada apenas em 2006


Em Janeiro de 2010 estreou no Rio de Janeiro, no teatro Oi Casa Grande, a mais recente montagem do espetáculo. Dirigido pela renomada Cacá Mourthé e produzido pela Sarau Produções, o espetáculo trouxe Bianca Byington como A Galinha, Alessandra Verney como A Gata, Maurício Tizumba como O Jumento e José Mauro Brants como O Cachorro. O coro de crianças foi substituído por 10 atores/cantores sendo eles Carol Futuro, Joana Penna, Marina Palha, Daíra Saboya, Lina Mendes, Pablo Paleologo, Chris Penna, Jorge Mathias, Pablo Áscoli e Felipe Habib. Alexandre Elias fez a direção musical, Cacala Carvalho fez a preparação vocal e Suely Guerra as coreografias. O cenário é de Sérgio Marimba, figurinos de Kika Lopes e luz de Paulo César Medeiros.


Essa montagem foi indicada a 5 prêmios Zilka Sallaberry de Teatro Infantil e deu a Mauricio Tizumba o de melhor ator.

Disco


Essa obra originou ainda dois discos. Um lançado em 1977, com participações de Nara Leão, MPB-4 e Chico Buarque e outro em 94, com o elenco de 92.

Nenhum comentário:

Postar um comentário