Desta vez, a Paulista parou pelos bichos.

Manifestação em prol dos animais domésticos percorreu a Paulista e desceu a Consolação. - J.Duran Machfee/Estadão Conteúdo
A Avenida Paulista tornou-se novamente palco de protestos, ontem. Desta vez, o motivo da manifestação foi a falta de punição efetiva para quem comete crimes contra animais domésticos no Brasil.

Convocada pelo Movimento Crueldade Nunca Mais, a mobilização reuniu centenas de pessoas e chegou a ocupar dois quarteirões na pista sentido Centro da Rua da Consolação. Os manifestantes reivindicaram penas de dois a seis anos de prisão para quem maltratar bichos, como cães e gatos.

O ato teve início no Masp, na Avenida Paulista, e terminou às 14 horas na Praça Roosevelt, onde o coordenador do Movimento Crueldade Nunca Mais, Allan Reinaldo, e a presidente do Quintal de São Francisco, Angela Caruso, discursaram.

Animais também participaram do ato em sua defesa. - Vanessa Carvalho/Estadão Conteúdo
A manifestação foi pacífica e organizada também em outras cidades brasileiras, como o Rio de Janeiro. “Queremos mostrar aos senadores que o País não aceita mais a impunidade nos crimes contra os animais”, disse Allan Reinaldo, referindo-se à reforma do Código Penal em tramitação no Senado Federal, que pode alterar a atual legislação.

A lei vigente, que é a de Crimes Ambientais, prevê detenção de, no máximo, um ano para maus-tratos a animais. Na prática, isso não leva ninguém para a cadeia, uma vez que as penas geralmente são convertidas em punições alternativas, como pagamento de cesta básica ou prestação de serviços à comunidade.  “Precisamos mudar essa realidade no País”, disse a promotora de Justiça Vânia Tuglio, que acompanha a votação do Novo Código Penal. 

“Não temos hoje como punir efetivamente crimes contra os animais”, acrescentou Vânia. A situação dos animais silvestres é diferente, sendo que a caça e o aprisionamento são considerados crimes inafiançáveis.

Da manifestação em São Paulo participaram também cachorros, como o vira-lata Apolo. Sua dona, a secretária Lourdes Soares Gomes, de 49 anos, soube da convocação pelo Facebook. “Moro aqui no Centro e não poderia deixar de comparecer”, disse ela.

O cozinheiro Aragonei dos Santos veio de longe. Ele ficou conhecido por denunciar na internet a captura de cães de rua e a remoção dos animais para local deserto, em Santa Cruz do Arari, na Ilha de Marajó, no Pará. Em maio deste ano, o prefeito da cidade teria ordenado a remoção de 300 cães da comunidade e Aragonei postou imagens no YouTube.

“Hoje estou sendo ameaçado de morte em Santa Cruz do Arari”, disse Aragonei dos Santos, que atualmente mora  em Belém sobre proteção do Ministério Público.

Fonte: Diário do Comércio

Nenhum comentário:

Postar um comentário