Por Robson Fernando de Souza - Da Agencia ANDA
Muito já se mostrou, on e offline, de fatos e posicionamentos
filosóficos dos Direitos Animais e do veg(etari)anismo – e muito ainda
será mostrado. Mas ainda não é igualmente comum o ato de questionar as
crenças de quem consome alimentos de origem animal. Há muito o que se
questionar diretamente sobre a mitologia desenhada por quem come carne e
outros derivados de origem animal sobre a (falta de) ética da relação
escravista imposta pelo ser humano aos animais não humanos, os impactos
ambientais desse escravismo no meio ambiente e as consequências do
consumo alimentar onívoro na saúde humana.
Visto isso, é necessário dirigir diversas perguntas a quem ainda
pensa pouco sobre sua alimentação, nos mais diversos âmbitos
disciplinares. Elenco aqui 30 perguntas, algumas delas obtidas de
colegas, outras minhas:![Mais...](http://consciencia.blog.br/wp-includes/js/tinymce/plugins/wordpress/img/trans.gif)
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Ética
1. A produção de alimentos e outros itens de origem animal, seja
industrial ou familiar, causa sofrimento? Favor não responder com
falácia tu quoque do tipo “A agricultura mata animais rasteiros!”.
2. Você acredita que é antiético causar voluntariamente sofrimento desnecessário?
3. Se hoje é provado que os seres humanos podem sobreviver e
prosperar com uma dieta baseada em vegetais e complementada com
alimentos fortificados com vitamina B12 (ou vitamina D vegana,
dependendo da latitude), não já seria desnecessário o sofrimento causado
na produção de alimentos de origem animal?
4. A tão falada cadeia alimentar do ser humano é selvagemente natural
e imutável ou é flexível e administrável a ponto de haver diversas
combinações alimentares? Se a resposta é a primeira, como se explica a
existência de vegetarianos, veganos, crudívoros e também de povos
indígenas “carnívoros” que têm poucos vegetais em seu habitat? Se é a
segunda, por que então você acredita que o ser humano é dependente de
uma cadeia alimentar que lhe foge ao poder de administrar?
5. Se o consumo de carne por humanos é aceitável porque é comum
outros animais comerem carne em ecossistemas naturais, por que então a
mesma lógica não se aplica a canibalismo, estupros, abandono de bebês,
infanticídio e brigas por territórios? E por que não é aceitável entre
nós comer carne de cães e gatos, algo que seria normal num contexto de
vida na selva?
6. Se você acredita que o Deus bíblico criou os animais não humanos
para que servissem aos seres humanos, você também acredita que Ele criou
a mulher para servir ao homem? Se não, por que não crê nisso? Se o
contexto histórico impede que a servidão feminina valha nos dias de
hoje, por que então isso não se aplica à servidão animal?
7. Se para você a Ética é relativa, no sentido de você poder achar
objetivamente bom e construtivo o que outra pessoa defende que é
objetivamente ruim e destrutivo, e você usa esse relativismo para
defender que não existe certo e errado em comer alimentos de origem
animal, qual a sua postura perante quem é contra a democracia, os
Direitos Humanos e as liberdades civis e responde às objeções usando
esse mesmo relativismo moral?
8. Se o ser humano merece direitos apenas por ser capaz de assumir
deveres e ter o raciocínio lógico necessário para entender os direitos
que possui, por que então há direitos para bebês que não poderão passar
da infância, pessoas portadoras de deficiência mental severa e idosos
muito senis? E por que foi concedido aos animais não humanos, inclusive
pela Constituição brasileira de 1988, o direito de não sofrer crueldades
sob mãos humanas?
9. O que faz o especismo (considerar os animais não humanos
moralmente inferiores aos seres humanos) ser mais lógico e aceitável do
que outras crenças de hierarquização moral de indivíduos, como o
racismo, o machismo e a xenofobia?
10. O que faz a dor e o sofrimento dos animais não humanos ser
inferior e menos considerável que a dor e sofrimento dos seres humanos?
11. Se o comportamento e o sofrimento dos mamíferos são apenas
reações mecânicas a estímulos, seu cão ou gato também vive baseado em
reações mecânicas, mesmo quando recebe você com carinho?
12. Quais são as implicações cotidianas de dilemas de situações
extremas, como salvar um cão ou uma criança num incêndio? Salvar a
criança ao invés do cão implica que temos o direito de tratar outros
cães como escravos ou objetos, matá-los e comê-los em nossas refeições
cotidianas?
13. Se o dilema da questão anterior envolvesse duas crianças de
etnias diferentes, as pessoas da etnia à qual a criança deixada para
trás pertence são moralmente inferiores às da outra etnia, a ponto da
etnia da criança salva explorá-las e matá-las com o fim de consumir seus
corpos? Se não, por que então você usa o dilema do incêndio para
justificar o consumo de alimentos de origem animal?
14. Fora a espécie preconceituada, o que diferencia a afirmação
“Animais não têm alma” da afirmação “Meus escravos não têm alma”?
15. Por que o veganismo é “radical demais” para você? Você
concordaria com um homem branco do século 18 quando ele diz que é
“radical demais” os homens brancos reconhecerem as mulheres e os negros
como indivíduos moralmente iguais a eles?
16. O que é preferível? Animais serem dados à luz para viverem
perpetuamente proibidos de sair de um cercado, mesmo em condições de
“bem-estar”, e serem tratados como escravos e precocemente mortos, ou
não serem trazidos à existência?
17. Se existe abate humanitário, o que impede a existência de um
estupro humanitário ou um homicídio humanitário (não incluída a
eutanásia na qual a pessoa a ser eutanasiada havia demonstrado, antes de
cair em coma, preferir morrer a viver em estado vegetativo perpétuo)?
18. Por que não consumimos leites de cadela, de porca ou de elefanta,
mesmo com a possibilidade desses leites serem purificados para consumo
humano?
19. Quem deu ao ser humano o direito de explorar outros animais para benefícios estritamente humanos e tratá-los como objetos?
20. Se há um pacto (unilateral) entre pecuaristas bem-estaristas e
rebanhos de animais, nos quais o pecuarista obteria produtos de origem
animal e os animais receberiam proteção de predadores não humanos, o que
impede que brancos imponham um pacto semelhante a tribos indígenas, de
modo que estes sejam forçados a trabalhar perpetuamente numa fábrica
(que produz objetos para os ditos “civilizados”) em troca de serem
protegidos de capangas de latifundiários?
Saúde
21. Se o leite não humano é essencial para a saúde humana, como vivem
os intolerantes à lactose e os alérgicos a proteínas lácteas?
22. Quais são as pesquisas científicas indexadas que provam que o
vegetarianismo estrito, mesmo quando bem orientado e suplementado com
B12, não é saudável para crianças em nenhuma ocasião?
23. O que há de errado em consumir suplementos, num contexto em que
não há alimentos fortificados veganos suficientes no mercado nem existe
mais uma alimentação realmente natural?
24. Uma alimentação vegetariana equilibrada que (ainda) demanda
suplementação de B12 é menos conveniente do que uma que aumenta, mesmo
sob consumo moderado de carnes, a probabilidade de se contrair problemas
como câncer, doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2?
25. O que é melhor? Promover refeições festivas (churrascos e
rodízios de alimentos de origem animal) que aumentam as chances de
acúmulo de colesterol ruim ou promover refeições vegetarianas,
culinariamente diversas e livres desse perigo de aumentar o mau
colesterol?
Meio ambiente
26. Qual é a porcentagem do desmatamento amazônico cuja
responsabilidade pode ser atribuída à “soja dos vegetarianos”,
tirando-se as parcelas da produção de soja destinadas à alimentação de
rebanhos, à fabricação de biodiesel e óleo de cozinha e à produção de
alimentos que onívoros também consomem?
27. Qual convém mais? Uma alimentação centrada em produtos de origem
animal ou uma alimentação que, desprovida desses alimentos, possui uma
culinária alternativa imensa e no máximo menos da metade do impacto
ambiental da primeira opção?
28. O que é preferível, excluindo-se terceiras opções? Uma
alimentação que ameaça esgotar a população marinha de peixes, crustáceos
e moluscos “comestíveis” até 2050 e causa impactos de desmatamento e
poluição a partir de tanques de aquicultura, ou uma alimentação
vegetariana, que pode evitar esses impactos ambientais?
29. Quais são as provas documentadas de que a alimentação vegetariana
tem um impacto ambiental muito maior do que a alimentação onívora?
30. Se você acredita que não existe maneira de diminuir o impacto
ambiental da alimentação fora mudando-se para uma selva, justifique a
inexistência de meios termos que cortem a uma fração esse impacto.
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